Moda e Autoestima: qual a relação?

 

Nos últimos anos, e com o desenvolvimento do mundo online, a influência da moda nas nossas vidas é, mais do que nunca, algo que está bem presente. Tornou-se quase impossível ignorar fashion influencers,  tendências e campanhas publicitárias onde a base é sempre uma: a moda e todas as suas vertentes.

Durante a pandemia, foi necessário lidar com a autoestima e encará-la com outros olhos. O isolamento social, a insegurança e incerteza vividos tiveram um grande impacto na vida das pessoas, o que resultou em quebras de humor e níveis baixos de auto confiança para muitos.

Com isto, cresceu a necessidade de cuidar da mente e do corpo, mas também a vontade de vestir. Usar e abusar. Arriscar. Mais do que nunca, a moda ocupou um lugar predominante, continuando a ser uma das mais poderosas formas de expressão e afirmação pessoal

O poder da moda na elevação da autoestima

Já não é novidade. As roupas que utilizamos têm uma grande influência no nosso humor, confiança e autoestima, uma vez que representam uma grande parte da nossa apresentação visual para o mundo. 

Uma simples peça de roupa vai além da capacidade de destacar um corpo ou, em certos casos, camuflar algumas inseguranças - porque todos nós as temos! No entanto, um simples vestido ou camisa podem transformar o nosso bem-estar ao contribuir para que nos sintamos bonitas/os e autênticas/os e, por consequência, aumentar a autoestima.

Todos nós já passamos pela experiência de vestir uma peça de roupa que não nos favorece e, automaticamente, sentirmo-nos desconfortáveis e deslocados. Porém, o efeito oposto também acontece: vestir uma roupa que nos “encaixa que nem uma luva” e que seja capaz de refletir a nossa personalidade, fará com que nos sintamos com muito mais confiança e determinação.

Uma teoria conhecida como dopamine dressing sugere que, usar certos tipos de roupas que nos façam sentir bem pode ajudar a combater a baixa autoestima e alcançar estados de espíritos muito mais felizes. 

O segredo é: da próxima vez que se estiver a sentir em baixo, troque as calças de fato de treino e a sweatshirt por roupas capazes de lhe trazer mais alegria e felicidade. Opte por estampados bonitos e tons coloridos e as energias ficarão renovadas!

O mundo à nossa volta

Cada vez que nos cruzamos na rua com um homem cheiroso e bem vestido ou uma mulher elegante em cima do seu salto alto, rapidamente associamos a alguém confiante, determinado e/ou, até, de uma categoria profissional de topo. Por outro lado, se essa mesma pessoa surgir vestida com um fato de treino, não iremos fazer a mesma associação, certo?

Quando nos sentimos bem com aquilo que vestimos, também o mundo à nossa volta tem essa percepção. Não só pelo que estamos a utilizar, mas também porque, automaticamente, “vestimos” um brilho que surge de dentro para fora. 
Assim, sentirmo-nos bem connosco próprios é a chave para a forma como as outras pessoas nos interpretam.

Vista-se da forma como se quer sentir

Um estudo realizado pela Northwestern University debruçou-se sobre o conceito de “enclothed cognition” que se baseia na forma como as roupas que vestimos afetam os nossos estados mentais e comportamentais.

Para este estudo, foram distribuídos jalecos brancos a todos os participantes. No entanto, foi dito a alguns que se tratavam de batas de médico e, a outros, que eram batas de pintor. Todos os participantes tinham de realizar as mesmas tarefas. 

No final da experiência, constatou-se que os participantes que vestiam as “ batas de médico” executaram as tarefas de forma mais cuidada e atenta, do que os participantes que vestiam as “batas de pintor”.

Segundo os autores, este estudo permitiu concluir que o conceito de enclothed cognition envolve a “co-ocorrência de dois fatores independentes: o significado simbólico das roupas e a experiência física de usá-las”, tendo um grande impacto em processos psicológicos.

Intuitivamente, as roupas que vestimos afetam não só a nossa autoestima, mas também o nosso comportamento e podem ser determinantes na forma como executamos determinadas tarefas. Assim, devemos não só vestirmo-nos de acordo com o que sentimos, mas também como nos queremos sentir!

A moda plus size 

A relação estabelecida entre a magreza e o mundo da moda é bastante antiga e, por esse e outros motivos, durante muitos anos as mulheres plus size sentiam-se à margem da moda. 
Porém, há alguns anos, as coisas começaram a mudar e as marcas perceberam que grande parte das consumidoras não se sentia representada por corpos esqueléticos. Essa mudança trouxe resultados muito positivos, uma vez que o padrão de beleza imposto pela sociedade afetava a autoestima das mulheres plus size.

Felizmente, a oferta de vestuário para mulheres com mais curvas aumentou, e este tipo de corpos tem vindo a ganhar espaço nos editoriais de moda e passereles de todo o mundo.

A moda plus size tem como premissa a valorização de cada tipo de corpo, mostrando que uma mulher pode sentir-se bonita, confiante e segura de si independente do tamanho que veste.

modelos plus size

Be you… Bsimple!

Sentir-se bem e estar na moda é a nova moda. 

Antes de podermos ser vistos e tratados de uma determinada forma pelos olhos dos outros, é necessário sentirmo-nos bem connosco próprios e trabalharmos a nossa autoestima dia após dia. 

Tudo isso começa com o amor próprio e a aceitação de si mesma: um processo de descoberta interior rumo à transformação pessoal. É perceber o imenso valor do seu “eu” e amar-se… acima, e primeiro do que tudo!

É ter liberdade para evoluir e a coragem de passar por belas metamorfoses.

Metamorfose: o poder da transformação

A entrada na nova estação traz um convite a novos recomeços, a novas experiências, e à descoberta do nosso equilíbrio. É o arranque de um ciclo que queremos viver como um novo começo.

A moda deve encontrar a funcionalidade, mas também deve ser o ponto de partida para a liberdade criativa e a ousadia de marcar a diferença. Vá mais além! Vista-se de cores novas, faça combinações improváveis. É altura de sair da zona de conforto e aventurar-se.

Procuramos uma mudança na nossa vida, que nos desinstale, nos interpele e que nos faça dar o salto: como numa Metamorfose. Esta é a inspiração da nova coleção Bsimple, que é também ela assim: uma aposta na confiança, no poder e na atitude da mulher, com a liberdade e a vitalidade que a levam mais além. 

Uma passagem que pode ser profundamente transformadora. Porque Metamorfose é sobre transformação. O salto para novos recomeços. É ter liberdade para arriscar. A coragem de olharmos para dentro e praticar o autoconhecimento. Metamorfose é sobre confiança e autoestima

Olhe para dentro, foque-se nos seus sonhos e seja quem quiser! 

 

“Não haverá borboletas se a vida não passar por longas e silenciosas metamorfoses”. Rubem Alves


Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos